Central de Relacionamento - (84) 3215-2917
WhatsApp - (84) 3215-2917
O Tribunal Regional do Trabalho do Paraná (TRT-PR) demonstrou interesse na republicação do artigo “Uma análise do papel da mulher no mercado de trabalho e a busca pela igualdade de gênero”, escrito pela estudante Ana Clara S. Pinto e pela professora Adriana Gomes M. de Macedo, discente e coordenadora adjunta, respectivamente, do curso de Direito do UNI-RN.
O convite foi realizado pelo Conselho Editorial da Revista Eletrônica do TRT-PR, que, nesta edição do periódico, abordará o tema “Igualdade de gênero e mercado de trabalho”.
"O artigo materializa o esforço institucional de investir e estimular a produção científica através do periódico dedicado ao curso de Direito. A escolha por parte de um órgão do judiciário brasileiro, notadamente o Tribunal Regional do Trabalho do Paraná, muito nos honra e reafirma, assim, a qualidade e atualidade da nossa Revista de Estudos Jurídicos, e por conseguinte, a nossa qualidade de ensino”, contou a professora Adriana.
O artigo
De acordo com a análise das pesquisadoras, apesar da evolução histórica da presença feminina no mundo profissional, inclusive com a obtenção de leis que as resguardam, é pertinente identificar fatores que levam a desigualdade no tratamento por gênero.
“Apesar das conquistas, ainda pode se ver presente a desigualdade, no tratamento entre os sexos - seja indiretamente através da sobrecarga mencionada no seu papel social, seja diretamente por meio de diferenças salariais - a escassez de representação feminina, em cargos altos, ou até mesmo da mulher que já estava inserida no mercado, sendo vista como uma responsabilidade a mais, após a maternidade, apesar das mudanças nas Constituições e novas leis com proteção à mulher”, apontaram no estudo.
Aumentar fonte ("CTRL" + " + ") ou ("COMMAND" + " + ")
Diminuir fonte ("CTRL" + " - ") ou ("COMMAND" + " - ")