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Alunos do curso de Engenharia Civil do UNI-RN conquistaram os três primeiros lugares na Conferência Nacional da Construção (Conacon). Os artigos premiados foram: Elaboração de uma ferramenta para o cálculo de capacidade de carga e pré-dimensionamento de fundações – uso da programação C++ e VBA, do aluno Álisson Joab Pinheiro Arraes; Utilização de proteção catódica em estruturas de concreto armado, do aluno Kleyton de Oliveira Lima; Elaboração, confecção e análise de concreto com resistência à flexão para pavimentos protendidos de portos e aeroportos, do aluno Mateus Isaias Dantas de Melo.
Os alunos ressaltam a oportunidade de ver as inovações do mercado e o que está por vir, em um futuro próximo, além da troca de experiência com alunos, professores de outras instituições e profissionais do mercado. Além disso, eles pontuam que a Conacon proporcionou-lhes o aumento da percepção das mudanças na área da engenharia civil e as novas formas de atuação, inspirando-os numa futura atuação profissional.
Álisson, primeiro lugar na Conacon, explica que seu artigo “tem como objetivo pré-dimensionar os principais modelos de fundações profundas e superficiais, através dos métodos de cálculo de Aoki-Velloso (1975), Décourt-Quaresma (1978), Terzagui e Peck (1967) somado as proposições de Vesic (1975). Além disso, traz a praticidade e eficiência no seu uso, tendo em vista o fácil manuseio e resultados efetivos”, conclui.
O artigo premiado na segunda colocação fala sobre a eficiência da utilização da proteção catódica (técnica para controlar a corrosão de uma superfície metálica) na atenuação do efeito de contração na construção civil em edificações novas que ficam próximas de regiões litorâneas. Kleyton destaca que “ter um trabalho premiado nos permite seguir atuando com foco e disciplina, pois somos movidos pelo conhecimento e reconhecimento. A premiação é o combustível para novos estudos e desenvolvimentos aplicados no campo da engenharia civil”, conclui.
Mateus, em seu primeiro congresso fora da faculdade, teve o artigo premiado na terceira colocação. Ele explica que seu trabalho “consiste em confeccionar um traço de concreto protendido (uma solução estrutural que tem como objetivo melhorar a resposta do concreto e diminuir as deformações das peças) para a aplicação em pavimentos de concreto protendido com ênfase em portos e aeroportos”, pontua o discente.
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