UNI-RN sedia capacitação do Ministério da Saúde sobre microcefalia - Centro Universitário do Rio Grande do Norte - UNI-RN
  • Home
  • Institucional
  • UNI-RN sedia capacitação do Ministério da Saúde sobre microcefalia

Notícias

UNI-RN sedia capacitação do Ministério da Saúde sobre microcefalia
22.06.2016

O UNI-RN foi parceiro, mais uma vez, do Ministério da Saúde, na capacitação de profissionais de Saúde do Estado e do Município. Desta vez, o treinamento foi para orientá-los quanto ao preenchimento do Sistema de Registro de Atendimento às crianças com Microcefalia (SIRAM). 

A capacitação, que teve início ontem, 21 de junho, no UNI-RN e encerramento na tarde desta quarta-feira (22), foi ministrada pela representante do Ministério da Saúde, Liliane Cristina Rodrigues Augusto. 

O evento foi realizado pela Secretaria de Atenção à Saúde (SAS) e pelo Departamento de Ações Programáticas Estratégicas (DAPES), do Ministério da Saúde, os quais desenvolveram esta ação com o objetivo de qualificar os profissionais no uso do sistema para registro e acompanhamento das crianças com microcefalia e, com isso, poder criar uma base de dados segura e interconectada entre as três esferas de atenção à saúde.

A ação integrada com a Secretaria Estadual de Saúde (SESAP) e Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS), com o apoio do UNI-RN, teve como público-alvo: gestores de saúde, técnicos das secretarias de saúde, prestadores de serviços, estudantes universitários e conselhos de saúde. Ao todo, foram 90 participantes nos dois dias (21 e 22).

“Cabe aos participantes multiplicar nos seus locais de serviço e territórios de atendimento as informações adquiridas no treinamento para com isso possibilitar um processo de gestão compartilhada para o enfrentamento da microcefalia”, salientou Liliane Rodrigues.

Clique aqui para as fotos 

No UNI-RN, as Clínicas Integradas e o curso de Fisioterapia, sob a coordenação da professora Carla Ismirna, desenvolvem um projeto voltado ao atendimento interdisciplinar de crianças com microcefalia e à formação de agentes de saúde e profissionais da área, envolvidos na terapia de estimulação, para atenderem, de forma adequada, bebês com microcefalia.  

Cerca de 70 pessoas, entre fisioterapeutas, enfermeiros, agentes de saúde e de endemias, além de estudantes da graduação do UNI-RN, participaram da capacitação. Eles receberam orientações quanto à identificação, encaminhamento e cuidados e à estimulação precoce dos recém-nascidos prematuros e com microcefalia que apresentam atraso no neurodesenvolvimento. 

A capacitação foi ministrada por professores do Centro Universitário, além de profissionais convidadas, como a neurologista infantil Áurea Nogueira, a fisioterapeuta Dione Macêdo e a fonoaudióloga Ana Maria.  A iniciativa contempla uma das frentes de atuação propostas no Plano Nacional de Enfrentamento ao Aedes e à Microcefalia, que é a de atendimento às crianças com microcefalia.



VOLTAR
Whatsapp

Utilizamos cookies para assegurar que lhe fornecemos a melhor experiência na nossa página web.

Política de Privacidade Ver opções