Central de Relacionamento - (84) 3215-2917
WhatsApp - (84) 3215-2917
O UNI-RN fortalece a sua interação internacional com a parceria na promoção do I Encontro Luso-Brasileiro, a ser realizado no próximo dia 19, em Lisboa, Portugal. A presença do UNI-RN no continente europeu se dá em razão de um importante convênio firmado, recentemente, entre o Centro Universitário do Rio Grande do Norte e a Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, que visa fortalecer as relações de intercâmbio científico e cultural entre as duas instituições acadêmicas. Além da Universidade de Lisboa, o UNI-RN mantém convênio voltado à cooperação internacional e às ações interinstitucionais com o Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (Portugal) e com San Antonio College, na Califórnia (USA).
De acordo com os termos do convênio, as duas instituições cooperarão, entre si, na organização do I Encontro Luso-Brasileiro, cujo tema será “Direito, Cultura e Memória: homenagem ao professor Câmara Cascudo”. A organização tem à frente os professores Fábio Fidélis, do UNI-RN, e Eduardo Vera-Cruz Pinto, pelo Instituto de Direito Brasileiro (IDB), da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.
O evento contará com a presença do reitor do UNI-RN, professor Daladier Pessoa Cunha Lima, que com o apoio da direção do Ludovicus – Instituto Câmara Cascudo, tomou a iniciativa de reeditar a publicação Universidade e Civilização, da autoria do historiador potiguar Luís da Câmara Cascudo, lançada, originalmente, em 1959. Na ocasião, o reitor fará uma breve saudação à instituição anfitriã.
Segundo o reitor, optou-se por manter a ortografia original do texto em respeito à sua historicidade. “Trata-se de uma obra com pequeno número de páginas, mas grandiosa em conteúdo, um ensaio no qual o autor aborda os conceitos de cultura e de civilização, e fala da importância das universidades no processo civilizatório”, destaca o professor Daladier.
Ele acrescenta, ainda, que o texto tem um forte componente histórico, porque se constituiu na aula inaugural da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Em razão disso, nas comemorações dos 30 anos da UFRN, época em que Daladier Cunha Lima era reitor daquela universidade, a obra foi reeditada, em 1988. Para esta terceira edição, Daladier disse que contou com a pronta autorização da administração do Ludovicus – Instituto Câmara Cascudo, que terá como representante no evento em Lisboa a neta do historiador, Camilla Cascudo Barreto.
Em suas pesquisas, Câmara Cascudo demonstrou claro interesse pela nação lusitana, assim como pelo território africano, pois buscava ali estudar e interpretar o homem brasileiro, sob o enfoque da etnologia, da sociologia e da antropologia cultural.
Aumentar fonte ("CTRL" + " + ") ou ("COMMAND" + " + ")
Diminuir fonte ("CTRL" + " - ") ou ("COMMAND" + " - ")