Central de Relacionamento - (84) 3215-2917
WhatsApp - (84) 3215-2917
"Um dia memorável para reverenciar aquele que é o maior representante da cultura potiguar e para marcar significativamente a importante interação científico-cultural entre o UNI-RN e a Universidade de Lisboa", ressaltou o reitor do UNI-RN, Daladier Pessoa Cunha Lima, sobre o I Encontro Luso-Brasileiro, realizado nessa terça-feira, 19, em Lisboa, Portugal, e que teve como tema: Direito, Cultura e Memória - homenagem ao professor Câmara Cascudo.
A vida e a obra do historiador potiguar Luís da Câmara Cascudo estiveram no centro dos debates. A diretora do Ludovicus – Instituto Câmara Cascudo, Camilla Cascudo, participou do encontro, na condição de guardiã do imenso legado que o mestre, intelectual e folclorista deixou.
O evento foi realizado de forma conjunta entre o UNI-RN e a Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, com a qual o UNI-RN mantém convênio de intercâmbio para cooperação científico-cultural.
Durante o encontro foram distribuídos, gratuitamente, aos presentes, exemplares da obra Universidade e Civilização, de autoria de Câmara Cascudo e publicado, originalmente, em 1959. Trata-se da aula inaugural da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), no final dos anos 50, ministrada por Câmara Cascudo.
A iniciativa de reeditar a publicação para marcar culturalmente o evento partiu do reitor Daladier Pessoa Cunha Lima, que também é escritor. Ele faz questão de frisar que a reedição da obra recebeu permissão do Ludovicus – Instituto Câmara Cascudo, em Natal, que tem à frente familiares do historiador.
Além do reitor do UNI-RN, Daladier Pessoa Cunha Lima, e da diretora do Ludovicus – Instituto Câmara Cascudo, Camilla Cascudo, também participaram do encontro professores dos cursos de Direito das duas instituições acadêmicas.
Aumentar fonte ("CTRL" + " + ") ou ("COMMAND" + " + ")
Diminuir fonte ("CTRL" + " - ") ou ("COMMAND" + " - ")