Notícias
UNI-RN forma profissionais referendados pela qualidade
08.01.2013
O Centro Universitário do Rio Grande do Norte (UNI-RN) inicia, nesta quarta-feira (9), a programação de colações de grau. As solenidades de formatura serão realizadas no Centro de Convenções de Natal, às 19h, e prosseguem até a sexta-feira (11). Cerca de 400 acadêmicos receberão o diploma de conclusão dos respectivos cursos. Preside a solenidade oreitor Daladier Cunha Lima, que conta com a presença do presidente da Liga de Ensino do RN, mantenedora do UNI-RN, Manoel de Medeiros Brito, e de toda a comunidade acadêmica, representada pelos pró-reitores, coordenadores e professores da Instituição, além dos familiares e amigos dos formandos.
No primeiro dia, colam grau os concluintes dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Sistemas de Informação, enquanto os da área da saúde - Educação Física (Licenciatura), Enfermagem, Nutrição e Psicologia – têm a solenidade prevista para a quinta-feira (10), no mesmo horário.
A formandaAna Karina Lelis não esconde a emoção de colar grau pela segunda vez. Farmacêutica há 17 anos, a concluinte do curso de Nutrição ingressou na nova graduação em 2009 depois de uma extensa pesquisa para escolher a instituição onde estudar. “Quis agregar valor à minha profissão. Então, pesquisei as instituições e fiz uma comparação da grade curricular e constatei que a do UNI-RN era a melhor, extremamente organizada”.
A felicidade de poder concluir uma nova graduação se soma à sensação de dever cumprido. “Termino o curso com uma bagagem teórica e extremante prática, o que é suficiente para atuar em qualquer área da Nutrição.Estou muito feliz”, ressalta Ana Karina Lelis, justificando a escolha do curso: “ Trabalho com manipulação e visita à classe médica. Fomos os primeiros a incluir os nutricionistas nas nossas visitas, mas me faltava esse conhecimento técnico e específico da área, que agora tenho”.
O último dia de colação envolve os acadêmicos de Direito. A cerimônia de entrega dos diplomas acontece, às 19h, da sexta-feira (11), no Pavilhão Morton Mariz. Esses formandos chegam à conclusão do curso referendadospela marca da qualidade que o Centro Universitário possui no Ensino de Direito. Excelência que tem sido reconhecida por entidades de forte prestígio no País, como é o caso da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que concedeu o SeloOAB para o UNI-RN, única instituição privada do Rio Grande do Norte a receber esse diploma.
Parâmetro de qualidade
Este é o segundo ano que a Instituição outorga grau aos acadêmicos sob a chancela de Centro de Universitário. Dessa vez, a formatura dos alunos vem acompanhada de outro indicador que comprova o padrão de qualidade da formação superior ofertada. O UNI-RN é o melhor centro universitário do Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil. Na avaliação do Ministério da Educação (MEC), o UNI-RN conquistou o conceito 4 no Índice Geral de Cursos (IGC). No Rio Grande do Norte, nenhuma outra Instituição de Ensino Superior particular conseguiu conceito semelhante, todas tiveram nota inferior.
Esse índice avalia2.136 universidades, faculdades e centros universitários, incluindo a nota do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). O conceito varia entre 1 e 5,porém o MEC considera insuficiente qualquer conceito abaixo de 3.
O IGC é, na verdade, o principal parâmetro que mede a qualidade dos cursos e das instituições porque leva em consideração estrutura física, projeto pedagógico e número de professores mestres e doutorescom dedicação integral, além do desempenho dos acadêmicos. A partir desse índice, o MEC decide por manter ou fechar os cursos de graduação no País.
VOLTAR