Central de Relacionamento - (84) 3215-2917
WhatsApp - (84) 3215-2917
O Centro Universitário do Rio Grande do Norte (UNI-RN) participou, no último sábado (22), da segunda edição do Dia da Responsabilidade Social no Ensino Superior. O evento aconteceu no bairro São Geraldo, na cidade de Ceará-Mirim.
A ação social envolveu oito cursos do UNI-RN: Direito, Enfermagem, Nutrição, Educação Física, Fisioterapia, Serviço Social, Sistemas de Informação e Psicologia. Cerca de 120 participantes, divididos entre funcionários e estudantes, colaboraram para a ocasião.
Durante o evento, a população da cidade teve acesso a serviços básicos de saúde, atendimento jurídico, educação e lazer. Os alunos do curso de fisioterapia deram orientações posturais e análise do “pé plano” para as crianças. Ao final, os pais receberam um diagnóstico para auxiliar e informar sobre como melhorar os problemas posturais dos seus filhos.
Os estudantes de Enfermagem e Nutrição formaram o circuito da saúde. No locas, as pessoas tinha acesso à verificação de pressão, glicemia, peso, altura, circunferência abdominal, cálculo do IMC, classificação de grau de obesidade, orientações nutricionais e o autoexame das mamas.
Para Maria Aparecida Sousa, de 47 anos, a oportunidade supriu a carência médica da região. “Aqui é tudo muito difícil. Marcar consulta e ter médico para atender é uma raridade. Agora eu vou aproveitar pra ver como estão as minhas taxas, principalmente a diabetes”, afirmou.
Os alunos de Serviço Social se dividiram entre recreação com as crianças e uma palestra com os pais e adolescentes sobre drogas e constituição, com o intuito de informá-los sobre seus direitos e deveres dentro da sociedade.
Maria Aparecida ficou encantada em como o momento de recreação transformou o seu filho Rafael, de 3 anos. “Ele é um menino tímido, acuado. Aqui está todo risonho, participando das brincadeiras e fazendo amizade os outros coleguinhas”, apontou.
Educação Física realizou atividades recreativas e esportivas com as crianças, algumas estavam tendo o primeiro contato com algumas modalidades de esporte, como o Handebol. Os jovens de psicologia, por sua vez, realizaram uma roda de conversa com os pais da comunidade, no intuito de abrir um espaço de encontro, escuta e troca de experiências entre os participantes.
As pessoas também tiveram a oportunidade de aprender a utilizar a internet com os estudantes do Bacharelado de Sistemas de Informação. Na ocasião, jovens e adultos receberam instruções de como acessar a rede de forma segura.
O momento também trouxe orientações jurídicas para a população, onde os alunos de Direito sanaram dúvidas e deram informações sobre a área e processos para os interessados.
A ação foi promovida pela Paróquia da cidade, por meio da Ação Missionária Madre Teresa de Calcutá e contou com o apoio do município. De acordo com o padre Biamor Francisco de Lima Júnior a igreja age como um meio intercessor entre a comunidade e as instituições parceiras.
“Nós conseguimos detectar as necessidades dos carentes e, ao mesmo tempo, enxergamos o potencial de ajuda das instituições como o UNI-RN. Nós levamos a demanda de necessidades e trazemos a solução”, explica.
O Dia da Responsabilidade social uniu os estudantes do Centro Universitário à comunidade de forma prática, como forma de vivenciar a realidade carente da população e, além disso, fazer a diferença na vida daquelas pessoas.
Aumentar fonte ("CTRL" + " + ") ou ("COMMAND" + " + ")
Diminuir fonte ("CTRL" + " - ") ou ("COMMAND" + " - ")