Central de Relacionamento - (84) 3215-2917
WhatsApp - (84) 3215-2917
O UNI-RN e a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, através da Ação Missionária Madre Tereza de Calcutá, realizaram, no sábado, 26, mais uma edição do Dia da Responsabilidade Social em Ceará-Mirim. Esta é a terceira edição do evento, que ofertou, gratuitamente, à população do município, serviços de saúde, atendimento psicológico, palestras e recreação para as crianças. Um espaço de interação da comunidade do bairro de São Geraldo, um dos mais carentes do município, com a igreja e os universitários.
Toda a ação aconteceu no Centro de Cultura e Artes, das 8h às 13h. Os alunos e professores do UNI-RN coordenaram diversas atividade durante o dia. Através dos cursos de Serviço Social e Enfermagem foram prestadas orientações para a prevenção do câncer de mama e ginecológico, doenças sexualmente transmissíveis, violência sexual de crianças e adolescentes e técnicas como o shiatsu.
A professora e assistente social das Clínicas Integradas, Lindicéia Gomes, destacou em sua palestra a importância do autoexame da mama e outros sinais que podem trazer o diagnóstico precoce do câncer.
Luciene Dantas, 53, participou da palestra e do autoexame auxiliado pela professora Ilka Soares. Ao término das atividades ela se mostrou satisfeita com a oportunidade de adquirir esse conhecimento. “Aprendi a fazer o autoexame da mama, que eu não fazia por falta de orientação como essas que eu tive hoje, aqui”, afirmou.
O Circuito Saúde foi um dos serviços mais procurados durante o evento. Nele, os alunos de Enfermagem e Nutrição atenderam a população fazendo o cálculo do IMC, verificação do índice glicêmico, verificação da pressão e orientações nutricionais.
A participação da comunidade demonstra principalmente a carência nos serviços básicos de saúde, onde apenas orientações profissionais podem proporcionar uma maior qualidade de vida aos moradores de bairros carentes. “A população recebe muito bem esses eventos, perguntam quando serão os próximos e pedem até pra que sejam realizados todos os meses”, conta Aldo Nicácio, coordenador da Ação Missionária. Ele reafirma também o papel da responsabilidade social da instituição ao trazer os alunos para contribuir com a comunidade a fazer a ponte entre a teoria e a prática.
A parte recreativa foi tarefa dos alunos de Educação Física, com bolas e uma série de atividades, eles conseguiram atrair um grande número de crianças ao longo da manhã. Os alunos realizaram uma espécie de torneio com as crianças maiores, que foram divididas em equipes, e ao final foi escolhido o time vencedor. O coordenador da Ação, Aldo Nicácio, fez a entrega das medalhas aos vencedores, mas todos os participantes tiveram a oportunidade de ganhar a sua. Um dos meninos chamou atenção dos organizasdores ao receber a medalha e retornar à fila na tentativa de ganhar outra. “É que eu nunca tinha ganhado uma na minha vida”, justificou.
Ainda dentro das atividades voltadas às crianças, os funcionários da Biblioteca do UNI-RN levaram para a ação o espaço da leitura e pintura. A biblioteca do Centro de Cultura ficou repleta de crianças, a maioria entre 2 e 8 anos, todas concentradas em suas pinturas e na leitura dos livros. “É a primeira vez que estou participando do evento. Já passei pelo atendimento nutricional com os meus filhos, todos foram bastante atenciosos e esclareceram várias dúvidas sobre a alimentação das crianças. Além disso, é um espaço de lazer para elas, incentivando o aprendizado e a leitura. Traz benefícios para todos”, disse Thaísa Cristina, 33, mãe de duas crianças que participavam do espaço da leitura.
“O UNI-RN tem o compromisso de proporcionar aos seus alunos uma formação profissional cidadã, vinculada ao desenvolvimento social, ao ensino e à pesquisa. Assim como desenvolver soluções e alternativas de transformações sociais com a prática solidária e voluntária”, destacou a coordenadora do Núcleo de Extensão do UNI-RN, Ana Maria Souza.
O Dia da Responsabilidade Social é realizado há três anos em Ceará-Mirim e o UNI-RN é parceiro há dois anos, desenvolvendo um programa de extensão junto à comunidade. A Campanha da "Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular" é uma iniciativa da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) desde 2005 e tem como objetivo mostrar a importância da responsabilidade social do ensino particular por meio de várias ações.
O evento organiza, anualmente, nas instituições ou em espaços escolhidos por elas, uma mostra de suas ações com projetos sociais nas áreas de educação, saúde, cultura e meio ambiente, entre outras, realizadas durante toda a temporada. Em dez edições, mais de 2 mil instituições aderiram à campanha, que já realizou mais de 10 milhões de atendimentos.
Aumentar fonte ("CTRL" + " + ") ou ("COMMAND" + " + ")
Diminuir fonte ("CTRL" + " - ") ou ("COMMAND" + " - ")