UNI-RN realiza evento sobre o Dia da Consciência Negra - Centro Universitário do Rio Grande do Norte - UNI-RN
  • Home
  • Institucional
  • UNI-RN realiza evento sobre o Dia da Consciência Negra

Notícias

UNI-RN realiza evento sobre o Dia da Consciência Negra
10.11.2017

Para conscientizar a comunidade acadêmica sobre a importância de se aplicar o estatuto de igualdade jurídica, formalmente existente entre as etnias que formam e enriquecem o Brasil, é preciso valorizar as contribuições de cada grupo cultural. E principalmente, resgatar a memória e valorizar a contribuição dos grupos afrodescendentes que formaram o povo brasileiro. Partindo dessa premissa, o curso de Serviço Social do UNI-RN traz ao debate a contribuição dada pelo povo africano ao Brasil e à cultura brasileira. Os debates ocorrem em alusão ao Dia da Consciência Negra, comemorado, oficialmente, no dia 20 de novembro. 

Denominado "Africana (mente) Brasil", o evento, que acontece no dia 22 de novembro, pretende resgatar e valorizar a memória e a contribuição dos grupos afrodescendentes que formaram a cultura brasileira, através de uma roda de conversa sobre a imagem da África na visão dos brasileiros, bem como sobre a cultura e o tratamento que os cidadãos africanos recebem no Brasil.  "Esta é uma discussão que se faz necessária em todas as instâncias da sociedade, tendo em vista atitudes racistas entre jovens que vêm sendo compartilhadas em redes sociais e praticadas em estádios de futebol, apontando para a importância de uma formação cidadã, inclusiva e tolerante para que as pessoas possam atingir um progresso humano semelhante ao que o campo tecnológico nos demonstra", ressalta a professora Izete Dantas, coordenadora do curso de Serviço Social do UNI-RN.

O debate vai contar com a presença de quatro palestrantes – a professora, mestre em letras, Marcela Grazielly Rocha, os estudantes africanos Pingréwaoga Béma Abdoul Hadi Savadogo  e Mansour Gakou (de Senegal e Burquina Faso) alunos da pós-graduação da UFRN e o Professor de educação física,  Ulemas da Silva Ramos . 

Como tema das discussões, os estudantes estrangeiros vão abordar na palestra: “O Islã em África de oeste: fé, intelectualidade e lutas sociais”;  a professora Marcela Rocha, vai trazer para o debate o tema: “Revirando o baú na sala de aula: a tenacidade do cotidiano na obra de Cidinha da Silva” e o professor Ulemas Ramos : “Capoeira, escola e comunidade”.

O evento vai acontecer no Espaço Luz, a partir das 19h e tem a coordenação da professora Deyse Sena, do curso de Serviço Social. 

As inscrições para participar do evento ainda podem ser feitas no evento.unirn.edu.br.


VOLTAR
Whatsapp

Utilizamos cookies para assegurar que lhe fornecemos a melhor experiência na nossa página web.

Política de Privacidade Ver opções