Central de Relacionamento - (84) 3215-2917
WhatsApp - (84) 3215-2917
O primeiro Festival de Capoeira do UNI-RN contou com a participação de nomes importantes do cenário da capoeira potiguar, como, Marcos, Índio, Irani, Robson, Álcio, Vítor, Júnior Aranha e Perninha, entre outros. O evento foi aberto a toda comunidade, tanto a acadêmica quanto a externa e praticante do esporte, e ocorreu entre os dias 25 e 26 de Setembro.
A programação incluiu uma palestra do presidente do Conselho Regional de Educação Física do Rio Grande do Norte (CREF-RN), Francisco Araújo, sob o tema "A Visão do CREF Sobre a Capoeira", além de quatro aulas práticas, as chamadas "vivências" na manhã do sábado, 26.
Outro destaque foi à presença do cientista e amante da capoeira, Sidarta Ribeiro, diretor do Instituto do Cerebro da UFRN e da professora do Departamento de Educação Física, também da Universidade Federal do RN, Margareth Vasconcelos.
"A capoeira é uma atividade que mistura arte marcial, esporte e musicalidade. Isso faz com que a prática seja divertida e dinâmica. Além disso, traz muitos benefícios ao corpo e à mente", ressalta William Marinho, estudante de Educação Física e organizador do festival.
A inclusão da capoeira como prática de extensão curricular no UNI-RN está em sintonia com a Lei 10.639/2003, a qual motivou o Conselho Nacional de Educação a aprovar o parecer CNE/CP 3/2004, que instituiu as Diretrizes Curriculares para a Educação das Relações Étnico-Raciais e o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana.
Além de estar em consonância com essa lei, a instituição também tem como finalidade oferecer a prática de uma manifestação cultural genuinamente afro-brasileira, que engloba uma diversidade de conhecimentos dentro de uma só pratica, oferecendo melhoria no bem estar e na qualidade de vida de alunos, funcionários e professores.
Aumentar fonte ("CTRL" + " + ") ou ("COMMAND" + " + ")
Diminuir fonte ("CTRL" + " - ") ou ("COMMAND" + " - ")