Vilma Clóris faz palestra inaugural da Unidade para Gestão da Vida
13.03.2007
A palestra \"Longevidade\", proferida pela médica e doutora em morfologia, Vilma Clóris de Carvalho, abriu oficialmente o novo programa de cursos práticos promovido pela Faculdade Natalense para o Desenvolvimento do Rio Grande do Norte (FARN) em parceria com a Escola Doméstica.
A aula inaugural foi realizada quinta-feira, dia 15, às 20h, na Escola Doméstica de Natal na presença de dirigentes da Liga de Ensino e de pessoas interessadas.
O tema abordado pela conferencista está relacionado ao novo programa “Unidade para Gestão da Vida” que está voltado para a saúde do corpo e da mente.
Professora aposentada da Universidade de Campinas (Unicamp) com 32 anos de carreira acadêmica, Vilma Clóris de Carvalho é autora de dois livros que tratam de assuntos ligados à qualidade de vida “Vivendo sem Calendário”, publicado em 2001, e “Envelhecendo Junto ao Mar”, que foi apresentado em Natal durante a aula inaugural.
O Programa
No total, são 20 cursos que visam proporcionar a homens e mulheres de qualquer idade atividades, conhecimentos e habilidades para uma eficaz gestão da vida. De acordo com a coordenadora do programa, a advogada Ana Maria de Farias, esse projeto contempla o desenvolvimento não apenas intelectual, mas, principalmente, físico e mental dos alunos participantes. O ponto em comum entre as atividades oferecidas é justamente o ter prático dos cursos. \"O intuito é oferecer atividades prazerosas para quem dispõe de tempo. Serão momentos de crescimento pessoal\", disse a coordenadora, ressaltando que o foco do programa é o público adulto e não apenas o da terceira idade.
Também haverá atividades que envolvem diretamente o movimento corporal, como é o caso da Dança do Ventre, Pilates, Tai-chi-chuam, Dança de Salão, Yoga e Ginástica Terapêutica. Para desenvolvimento artístico, serão ministrados cursos de Teatro, Terapias Expressivas e Pintura. Já os cursos de idiomas (Inglês e Espanhol) serão voltados para quem já tem uma base e precisa apenas exercitar a conversação. A grade do programa inclui ainda os cursos de Conforto Ambiental, Gastronomia e Memorização e Inclusão Digital.
\"Queremos atrair pessoas que estão ociosas e despertá-las para a necessidade de ter uma melhor qualidade de vida ao promovermos um momento de abstração dos problemas do cotidiano\", afirmou Ana Maria de Farias. O projeto foi idealizado pela professora Noilde Ramalho e as aulas serão ministradas nas instalações da Escola Doméstica. As turmas serão compostas por 20 alunos e os módulos têm, em média, duração de dois e três meses, mas podem ser prorrogados.
Confira as fotos.