X Conic: simulação de pacientes em uma UTI leva à reflexão de atendimento humanizado
Notícias
X Conic: simulação de pacientes em uma UTI leva à reflexão de atendimento humanizado 28.10.2010
Dependência para realizar atividades simples, medo da morte e de que o aparelho que o mantém vivo pare de funcionar. Essas e outras situações fazem parte da vida de pacientes de uma UTI, e ocasionam uma série de estresses que podem interferir na reabilitação desejada.
A idéia da vivência partiu de um grupo de alunos do 5o.
ano de Psicologia, que desenvolveram trabalho semelhante na disciplina de
\"Gerontopsicologia\". A professora Andréa Bragança sugeriu apresentá-la no
Conic, para que os futuros profissionais entendam a melhor forma de atender a esses pacientes. A estimulação ocorreu na manhã desta sexta-feira (29), das 8h às 12h, no laboratório de Psicologia, durante o X Congresso de Iniciação Científica da FARN, na vivência intitulada \"Humanização na saúde? Viva essa emoção!\".
Através de macas, vendas e sons, entre outros instrumentos que remontam a uma UTI, os participantes despertaram para a importância do atendimento humanizado, para as reais necessidades dos pacientes, e como os futuros profissionais podem atuar amenizando os efeitos negativos da hospitalização. “A hospitalização na UTI é um evento crítico na vida do indivíduo e pode desencadear elementos negativos que possam interferir no processo saúde-doença”, explica a professora.
METODOLOGIA Utilizando instrumentos dinamizadores, como álcool, aparelho de pressão arterial e outros, som e colchonetes, cada simulação teve duração de 20 minutos, proporcionando a aprendizagem e a internalização de conhecimentos.