Central de Relacionamento - (84) 3215-2917
WhatsApp - (84) 3215-2917
Já estão abertas as inscrições para quem deseja participar do X Simpósio de Hanseníase, evento que será realizado nesta sexta-feira (30), no UNI-RN, com início previsto para as 8 h. Para se inscrever basta acessar: www.eventos.unirn.edu.br e fazer o cadastro, que é bem simples.
A Hanseníase é uma doença infectocontagiosa, de evolução lenta, que se manifesta principalmente através de sinais e sintomas dermatoneurológicos: lesões na pele e nos nervos periféricos, principalmente nos olhos, mãos e pés.
A doença é de extrema relevância no contexto da saúde coletiva, porque, apesar de secular, não foi erradicada. Sua incidência ainda demanda frequentes campanhas do Ministério da Saúde como um alerta à sociedade.
“Como profissionais da saúde, temos o dever de abordar a temática, por meio do conhecimento da situação atual e análise do perfil epidemiológico da hanseníase no Rio Grande do Norte, no processo ensino-aprendizagem para os nossos discentes da área da saúde”, ressalta a coordenadora do curso de Enfermagem do UNI-RN, Rejane Millions.
O evento tem por objetivo promover a discussão a partir dos dados atuais da doença no estado, proporcionando maior visibilidade à população e à comunidade acadêmica na área da saúde.
A abertura do simpósio será feita no Auditório B do bloco Terra IV pelo Reitor do UNI-RN, professor Daladier Cunha Lima, seguida de palestras. A primeira delas vai abordar: Políticas públicas e hanseníase (por que a hanseníase é uma doença negligenciada?), pela professora doutora Clélia Albino Simpson, do Departamento de Enfermagem da UFRN.
A palestra seguinte vai colocar o estigma, preconceito e a exclusão social em relação à doença no centro das discussões. A temática será abordada pela professora Anna Waleska, do UNI-RN, e pelo Coordenador Estadual do MORHAN Potiguar (Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase), Washington Castro, que falará sobre “Organização, mobilização e lutas do movimento de reintegração das pessoas atingidas pela hanseníase no RN”.
Ainda serão palestrantes no evento a coordenadora do Programa de Controle da Hanseníase do Município de Natal, Débora Gurgel, e o coordenador do Programa de Controle da Hanseníase do Estado, Paulo Nóbrega. Os dois palestrantes apresentarão dados, aspectos epidemiológicos e perfil da hanseníase tanto no estado do Rio Grande de Norte quanto no munício de Natal.
Encerrando o ciclo de palestras, às 11h, teremos, ainda, o doutor Maurício Nobre, dermatologista do Hospital Giselda Trigueiro, falando sobre a “Fisiopatologia, diagnóstico e tratamento da Hanseníase” e a professora Francisca Rêgo, do curso de Fisioterapia do UNI-RN, com uma abordagem sobre a “Incapacidade física e o processo de reabilitação no contexto da Hanseníase”.
A programação tem sequência à tarde, a partir das 14 h, com a oferta de dois minicursos: Incapacidade física e o processo de reabilitação no contexto da Hanseníase, com a professora Francisca Rêgo (UNI-RN) e Enfermagem e Hanseníase (Aspectos clínicos e Epidemiológicos), com a professoradoutoraFrancisca Patrícia Barreto de Carvalho, do curso de Enfermagem da UERN.
Toda a programação do evento ocorre, simultaneamente, nos auditórios A e B dos blocos de aula Terra III e IV do UNI-RN. As atividades se dividem em palestras e minicursos, sendo que as palestras ocorrerão no turno da manhã, e os minicursos, à tarde.
Aumentar fonte ("CTRL" + " + ") ou ("COMMAND" + " + ")
Diminuir fonte ("CTRL" + " - ") ou ("COMMAND" + " - ")