XI FENUT propõe reflexão sobre desperdício de alimentos - Centro Universitário do Rio Grande do Norte - UNI-RN
  • Home
  • Institucional
  • XI FENUT propõe reflexão sobre desperdício de alimentos

Notícias

XI FENUT propõe reflexão sobre desperdício de alimentos
22.05.2015

Está quase tudo pronto para a XI Feira de Nutrição do UNI-RN (FENUT), que este ano terá como tema "Nutrição, Economia e Sustentabilidade: diga não ao desperdício". O evento acontece na próxima quarta-feira (27), entre 8h e 12h, no Centro de Convivência Nelson Mandela, e toda a comunidade acadêmica está convidada a participar.

As turmas do 1º e 2º anos do curso de Nutrição serão divididas em grupos para representar as disciplinas de cada período letivo, totalizando 16 equipes. Oito do primeiro ano (Química Orgânica; Biologia Celular e Molecular; Histologia e Embriologia; Anatomia; Economia; Sociologia; Ética e Genética) e oito do segundo ano (Epidemiologia; Microbiologia; Bioquímica dos Alimentos; Nutrição e Dietética; Técnica Dietética e Bromatologia).

Todos os grupos farão pesquisas sobre o tema da FENUT, desenvolvendo os aspectos de interesse sobre determinados alimentos de forma interdisciplinar, com ênfase na disciplina que estiver representado durante a Feira.

O chamado Bloco 1 (estandes 1 a 4) tratará das ciências biológicas e, dessa forma, os grupos abordarão questões envolvendo componentes alimentares e sua influência sobre no corpo humano. É a parte mais científica da Feira. Já o Bloco 2 (estandes 5 a 8) abordará as questões socioeconômicas, culturais e éticas sobre alimentos e o consumo alimentar.

No Bloco 3 (estandes 9 a 12), por sua vez, as atividades serão voltadas para as práticas laboratoriais de produção, manutenção e qualidade dos alimentos selecionados para o consumo. E por fim, no Bloco 4 (estandes 13 a 16), a manutenção da qualidade nutricional será a pauta.

A parte sociocultural também envolve o preparo de pratos para degustação. Cada grupo também estará concorrendo, perante a um júri especializado, ao melhor preparo que represente a proposta do tema da FENUT 2015. O júri será composto por um gastrólogo, um nutricionista e um convidado.

"O evento contará com uma premiação para o prato que melhor represente o tema 'Nutrição, Economia e Sustentabilidade', pois o objetivo é mostrar que quando se desperdiça alimentos, estamos deixando de lado não só o valor nutricional, importantíssimo para a saúde, mas, também, incide no valor econômico de sustentabilidade e no social. É essa a proposta da FENUT de forma geral", explica a professora Everlane Moura.

"O desperdício é um mal que precisa ser combatido por todos e iniciado, preferencialmente, dentro da própria casa. Não se consegue grandes mudanças mundiais pensando apenas. Grandes mudanças do comportamento universal começam de forma humilde, com o exemplo próprio. Para pensar globalmente é preciso agir localmente. Com cada um fazendo a sua parte, o grande resultado se constrói", afirma Carina Leite, coordenadora de Nutrição do UNI-RN.

Diga não ao desperdício
A Terra produz, diariamente, comida suficiente para alimentar toda a população mundial. No entanto, a fome mata uma pessoa a cada 3,5 segundos. Segundo o Relatório Sobre a Fome da Organização das Nações Unidas (ONU), 300 milhões de crianças passam fome e 25 mil pessoas morrem por dia de má nutrição ou doenças associadas ao problema. Estima-se que atualmente existam pelo menos 854 milhões de pessoas subnutridas no mundo.

Somente o Brasil desperdiça anualmente cerce de R$ 12 bilhões em alimentos, que poderiam alimentar 30 milhões de pessoas carentes. O país é um dos principais produtores de alimentos do planeta.


VOLTAR
Whatsapp

Utilizamos cookies para assegurar que lhe fornecemos a melhor experiência na nossa página web.

Política de Privacidade Ver opções