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    Analisando a vocação institucional e as potencialidades de cada curso, foram estabelecidas as seguintes linhas de ação:

    1. Educação ambiental: envolve a comunidade interna e diferentes grupos comunitários. Através de estudos, pesquisas, debates, congressos ou outras ações apropriadas a cada grupo, busca a compreensão da importância do meio ambiente para a qualidade de vida, destacando, ainda, os aspectos da preservação e do desenvolvimento sustentável.

    2. Educação e Cidadania:. Desenvolvida através de projetos, ciclo de palestras, cursos, debates ou outras ações, objetiva informar sobre as questões relativas aos direitos e deveres do cidadão e suas responsabilidades sociais.

    3. Educação e Atendimento à Saúde: realizada através das Cínicas Integradas do UNI-RN e pelas coordenações dos cursos, que realizam ações previstas em seus projetos pedagógicos.

    4. Formação e aperfeiçoamento e gestão de pessoas: dirigido a diferentes grupos, inclui desde programações específicas de curta duração até formações mais extensas que envolvem qualificação profissional, sob uma perspectiva de valorização da educação continuada.

    5. Educação e Atendimento Jurídico: compreende atividades desenvolvidas pelo Núcleo de Prática Jurídica desde o atendimento jurídico à população de baixa renda até ações que visem ampliar e aprofundar conhecimentos jurídicos dos alunos, integrar teoria e prática e viabilizar uma formação comprometida com os valores da justiça, ética e solidariedade.

    6. Inclusão Social: envolve atividades desde cursos isolados até programas que trabalhem grupos organizados, portadores de necessidades especiais ou não. Nesta linha, o foco é a compreensão dos direitos e deveres da comunidade e o atendimento para qualificação demandado por cada um dos grupos assistidos.

    7. Atendimento, organização e desenvolvimento comunitário: envolve atividades de apoio a grupos comunitários, abrangendo ações que vão desde identificação de necessidades, seleção de prioridades para o encaminhamento de soluções até o desenvolvimento de ações mais estruturadas de formação, como cursos de noções de empreendedorismo, organização de cooperativas, direitos, deveres e responsabilidades, entre outros.

    8. Produção e difusão cultural, artística e científica: envolve ações que busquem a preservação, recuperação e difusão do patrimônio artístico, cultural, histórico e científico. Tudo isso, através de apoio à pesquisa, publicações de livros, jornais, revistas e outros, além de encontros, congressos seminários e cursos e promoção de eventos.


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