O Centro Universitário do Rio Grande do Norte (UNI-RN) realiza nos dias 18 e 19 de novembro a 3ª edição do Seminário de Gênero e Sexualidade, que este ano traz como tema central Resistir para [Re]existir: o papel da Psicologia no enfrentamento de violências. O evento, promovido pelo curso de Psicologia, propõe reflexões sobre como a atuação psicológica pode contribuir para processos de resistência, reconstrução e fortalecimento dos sujeitos diante das diversas formas de violência de gênero. Inscreva-se.
Realizado no Espaço Luz e no auditório central, o seminário reunirá convidades externos e apresentações de ensaios produzidos pelos estudantes do 8º período de Psicologia. A programação contempla mesas de discussão, debates e trabalhos que abordam desde masculinidades e prazer até o papel da Psicologia na educação e na luta por direitos.

Repensando masculinidades
A abertura, no dia 18, a partir das 8h30, contará com a mesa Re[pensando] as masculinidades, que terá como palestrantes o sociólogo e pesquisador Renato Luiz Gonçalves e o psicólogo e produtor cultural Lírio Ferreira. Ambos trazem trajetórias marcadas pela atuação em políticas públicas, saúde mental e estudos sobre gênero e diversidade.
Ainda na manhã do dia 18, serão apresentados ensaios desenvolvidos por estudantes sobre os eixos temáticos Saúde e Prazer e [Re]criando Caminhos. As produções discutem temas como as consequências da masculinidade hegemônica, a invisibilidade do prazer feminino, a educação sexual nas escolas e perspectivas decoloniais na Psicologia.
Corpos, resistências e luta política
O segundo dia do evento, 19 de novembro, terá início às 18h, com a palestra Resistências e a luta política, ministrada por Clarice Tavares, coordenadora estadual do movimento de mulheres Olga Benário e da Rede Acolher Anatália de Souza. Mulher travesti e ativista, Clarice trará uma abordagem potente sobre o protagonismo das populações marginalizadas e os enfrentamentos cotidianos contra as violências de gênero.
A programação segue com a apresentação dos ensaios temáticos divididos em três eixos: Infância(s) em (des)construção; O que pode um corpo LGBTQIAPN+?; e Mulheres, corpos e fronteiras. As produções abordam questões como identidade de gênero na infância, hipersexualização nas redes sociais, terapias de conversão, travestilidades e impactos da violência doméstica e econômica na saúde mental das mulheres.
Espaço de partilha e formação crítica
Mais do que um evento acadêmico, o Seminário de Gênero e Sexualidade do UNI-RN se consolida como um espaço de escuta, partilha e construção coletiva de saberes. Ao integrar pesquisa, extensão e prática profissional, o seminário reforça a importância da Psicologia como ferramenta de transformação social e resistência frente às desigualdades.
-
UNI-RN leva serviços e cidadania ao Festival da Mãe Potiguar 2026 e reforça parceria histórica
-
Alunos de Arquitetura do UNI-RN vivenciam estudo prático sobre patrimônio em Pernambuco
-
Crime no mercado da moda é foco de evento do UNI-RN
-
UNI-RN promove debate sobre uso recreativo da cannabis e segurança pública