Centro Universitário do Rio Grande do Norte - UNI-RN
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Sistemas de Informação

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Coordenadora

Profa. Cristiane Clébia Barbosa de Medeiros

Currículo

Formação Acadêmica:

  • Mestrado em Inovação em Tecnologias Educacionais

  • Especialização em Estatística Aplicada

  • Especialização em Gestão Estratégica daTecnologia e Sistemas de Informação

  • Graduação em Licenciatura em Computação

Docente do Centro Universitário do Rio Grande do Norte - UNI-RN 

Membra:

  • Núcleo de Educação a Distância (NEaD) UNI-RN - Design Instrucional (criação, produção e edição de materiais didáticos)

Integrante:

  • Grupo de Estudos e Pesquisa em Meios de Comunicação e Educação (COMBASE) do Laboratório de Tecnologia Educacional/Centro de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) 

Experiência em Ciências da Computação com ênfase em Tecnologia Educacional.

Sobre o Curso

- Horário de funcionamento: Noturno (18h45h às 22h);
- Vagas: 50 vagas anuais;
- Tempo de integralização: mínimo de 4 anos (8 semestres);
- Carga horária total: 3.000 horas;

Entre em contato

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E-mail bsi@unirn.edu.br

Corpo Docente 

Atos Autorizativos - 

  • Ato legal de Autorização – Portaria Ministerial Nº 1.400, de 22/12/1998, publicada no D.O.U. 24/12/1998.

Reconhecimento

  • Reconhecimento do curso – Portaria Ministerial: n° 1440, de 12/06/2003, publicada no D.O.U.

  • Renovação de Reconhecimento: Portaria Ministerial nº 1415, de 15/09/2010, publicada no D.O.U. n° 132, de 16/09/2010. 

  • Renovação de Reconhecimento: Portaria Ministerial nº 286, de 21/12/2012, publicada no D.O.U, de 27/12/2012. 

  • Renovação de Reconhecimento: Portaria Ministerial nº 1091, de 24/12/2015, publicada no D.O.U.de 30/12/2015.

  • Renovação de Reconhecimento: Portaria Ministerial nº 915, de 27/12/2018, publicada no D.O.U.de 28/12/2018.

Objetivos:

O objetivo do curso de Sistemas de Informação do UNI-RN é formar profissionais  generalistas, atuantes, éticos e socialmente comprometidos, com sólida formação em computação para atuar de forma ética, competente e inovadora na concepção de sistemas de informação e na gestão de tecnologia da informação para atender as demandas sociais e organizacionais, contribuindo no contexto em que estão inseridos, intervindo proativamente na melhoria da qualidade da vida humana, seja no âmbito institucional, comunitário, individual ou grupal. 

Perfil do Egresso

O Bacharel em Sistemas de Informação formado pelo UNI-RN será capaz de:

  1. Propor Soluções Tecnológicas:

    • Automatizar processos organizacionais através da análise de cenários.

    • Adquirir, desenvolver e gerenciar serviços e recursos de TI.

    • Apoiar o processo decisório e implementar novas estratégias organizacionais.

  2. Formação Generalista:

    • Atuar em diferentes contextos e realidades sociais.

    • Utilizar subsídios teóricos e instrumentais em sua atuação profissional.

    • Ter uma práxis ética, reflexiva e crítica, valorizando o ser humano.

    • Agir como agente transformador no meio social, promovendo o bem-estar humano.

  3. Alinhamento Estratégico:

    • Implementar estratégias de TI alinhadas às estratégias de negócio.

    • Desenvolver, implantar, gerir e evoluir sistemas de informação e infraestrutura de TI organizacional.

  4. Compromisso Ético e Crítico:

    • Promover direitos humanos e bem-estar das pessoas e comunidades.

    • Estabelecer vínculos interpessoais para atuação em equipes multiprofissionais.

    • Comprometer-se com o aprimoramento e capacitação profissional contínua.

Perfil Transformador e Contextual:

  • Transformação Social:

    • Ser um agente transformador no meio social, promovendo o bem-estar humano.

  • Contexto Socioeconômico:

    • Compreender o contexto socioeconômico, político e cultural do país para exercer a cidadania e a profissão de forma plena.

Este perfil assegura que o egresso do curso de Sistemas de Informação do UNI-RN esteja apto a elaborar projetos inovadores com ética e criticidade, alinhado às exigências das Diretrizes Nacionais Curriculares.

Competências Profissionais:

Os estudantes de Sistemas de Informação do UNI-RN desenvolverão  amplo domínio dos aspectos técnicos da profissão; crítico, reflexivo, criativo, transdisciplinar, empático as demandas sociais, empreendedor e inovador nas questões relacionadas ao seu fazer profissional; capaz de atuar em diferentes contextos sociais, econômicos, culturais e ambientais. Desenvolverá as seguintes competências:

  1. Gestão de TI:

    • Selecionar, configurar e gerenciar tecnologias da informação.

    • Atuar em organizações públicas e privadas para alcançar objetivos usando TI moderna.

  2. Identificação de Oportunidades:

    • Projetar soluções inovadoras e avaliar alternativas para demandas organizacionais.

  3. Segurança e Manutenção:

    • Gerenciar e garantir a segurança dos sistemas de informação e infraestrutura de TI.

  4. Modelagem e Implementação:

    • Modelar e implementar soluções de TI em diversos domínios.

  5. Negociação e Gestão de Projetos:

    • Aplicar técnicas de negociação e gerenciar equipes de trabalho em desenvolvimento de sistemas.

  6. Gerência de Riscos e Controle Organizacional:

    • Projetar o papel dos sistemas de informação na gerência de risco.

  7. Experiência do Usuário:

    • Aprimorar a interação entre stakeholders e organização, considerando aspectos humano-computador.

  8. Estudos de Viabilidade:

    • Realizar estudos de viabilidade financeira e técnica para projetos de TI.

  9. Desempenho e Escalabilidade:

    • Gerenciar o desempenho e a escalabilidade dos sistemas de informação.

Mensalidade (2025.1)

Valor integral: R$ 1.076,03

Valor com bolsa: a partir de R$ 406,52*

* Bolsas concedidas somente às matriculas realizadas a partir de 2025.1
* Valores condicionados ao vencimento (05 de cada mês).
* Consultar condições pelo WhatsApp: (84) 3215-2917

Área de Atuação:

O Graduado em Sistemas de Informação do UNI-RN pode atuar em diversas áreas dentro do campo da tecnologia da informação. Ele é preparado para trabalhar no desenvolvimento, implementação e gerenciamento de sistemas de informação que suportem as operações e a tomada de decisões nas organizações. Além disso, pode exercer funções como analista de sistemas, desenvolvedor de software, gestor de projetos de TI, consultor em tecnologia, especialista em banco de dados, e administrador de redes e infraestrutura. A capacidade de identificar necessidades organizacionais e desenvolver soluções tecnológicas permite que esse profissional atue em empresas de diferentes setores, incluindo indústria, comércio, serviços, finanças, saúde e governo.

Outra área importante de atuação é a gestão e inovação tecnológica. O profissional de Sistemas de Informação está apto a gerenciar a infraestrutura de TI, assegurando a segurança e a eficiência dos sistemas. Ele pode trabalhar na análise de dados para fornecer insights estratégicos, gerenciar a evolução dos sistemas para atender às novas demandas do mercado e liderar projetos de transformação digital. Além disso, o graduado pode se dedicar à pesquisa e ao desenvolvimento de novas tecnologias, contribuindo para a inovação e o avanço da área. Com uma formação que integra conhecimentos técnicos, administrativos e sociais, o egresso está preparado para assumir posições de liderança e promover mudanças significativas dentro das organizações.

Diferenciais do Curso

Estrutura física: O UNI-RN dispõe de espaços construídos com foco no aprendizado e nas necessidades de cada área. Na área de Sistemas de Informação um destaque especial para os Laboratórios de Informática.

Os estudantes desenvolvem atividades simuladas nos laboratórios, usando programas dirigidos ao público acadêmico. Nas práticas, podem vivenciar parte do mercado real de trabalho e antecipar o exercício da atividade, além de ficarem mais próximos das novidades das áreas de Sistemas de Informação, e gestão.

Extensão curricularizada:O curso de Sistemas de Informação do UNI-RN estimula as ações de extensão, que são as intervenções que envolvem diretamente as comunidades externas e que são vinculadas à formação do estudante. Além da extensão curricularizada os estudantes desenvolvem projetos, tais como:

Gestec: Projeto Gestão e Tecnologia é interdisciplinar entre os cursos de Gestão e TI.

Hackathon: Evento que reúne programadores, designers e outros profissionais ligados ao desenvolvimento de software para uma maratona de programação, cujo objetivo é desenvolver um software ou solução tecnológica que atenda a um fim específico.

Network Professionals Meeting: Evento que acontece dentro do CONIC para a discussão de temas como Impressão 3D; Parques Tecnológicos e Ambientes de Inovação; Internet das Coisas; Segurança em TI; Redes Definidas por Software e Mercado de trabalho em TI.

Encontro de Informática: Semana de integração entre os estudantes e professores da área de TI com palestras e minicursos.

Metodologia de ensino-aprendizado inovadora. A partir do trabalho com ensino aprendizado de maneira integrada horizontal, vertical e transversalmente.

Núcleos de suporte ao aluno e coordenação humanizadas e com personalização no atendimento ao aluno; capacitações em novas tecnologias; trabalho integrado com outros cursos do UNI-RN.

Vasta abertura dos campos de estágio para alunos e de trabalho para egressos.

Trabalho de Conclusão de Curso

No UNI-RN, o Trabalho de Curso acontece nos 7º e 8º períodos do curso e é a materialização do conjunto de conhecimentos e vivências adquiridas pelos discentes ao longo da graduação, de modo a prepará-los para desenvolver uma postura crítica e reflexiva, articulada com a experiência da prática social.

Em Trabalho de Curso I, o aluno elabora projeto de pesquisa, faz a revisão bibliográfica e começa a refletir acerca de um tema específico.

Em Trabalho de Curso II, são desenvolvidas as pesquisas e a elaboração de um texto final em forma de artigo científico, produto ou monografia.

Em ambas as disciplinas os estudantes apresentam seus trabalhos no Congresso de Iniciação Científica (CONIC) do UNI-RN. As defesas dos Trabalhos de Curso são submetidas à avaliação de uma banca examinadora. Os melhores trabalhos são indicados para publicação na Revista Científica do UNI-RN.

Estágio Supervisionado

O Estágio Curricular Supervisionado para o curso de Sistemas de Informação é parte fundamental na formação acadêmica do aluno. O estágio articula teoria e prática e permite ao aluno uma vivência relacionada com as diferentes aplicações do conhecimento, com base nas disciplinas cursadas durante o curso. O Estágio Supervisionado tem a carga horária de 360 horas e é realizado no 7º e 8º períodos do curso.

O Estágio objetiva o aprendizado de competências, habilidades e atitudes próprias da atividade profissional e à contextualização curricular, pautado no desenvolvimento do estudante para uma prática ética e cidadã. A prática do estágio proporciona ao aluno uma atuação em ambiente de trabalho, sob orientação de um docente do curso de Sistemas de Informação do UNI-RN e a supervisão de um profissional no local do estágio.

A Supervisão de estágio é realizada pelos professores e permite que alunos construam e mantenham padrões profissionais éticos e uma estrutura de desenvolvimento contínuo da prática profissional.

Dão suporte a implantação, acompanhamento e orientação discente, abertura de novas parcerias e ao processo de revisão e atualização do Manual de Estágio, o coordenador de estágio, a coordenação, o Colegiado e o NDE do Curso de Sistemas de Informação do UNI-RN, o núcleo de estágios e convênios, o núcleo de egressos e carreiras, o núcleo didático psicopedagógico, dentre outros setores de suporte pedagógico ao aluno.

Atividades complementares

As atividades complementares, orientadas pela Resolução 15/2018 do CONSUNI/UNI-RN, são práticas acadêmicas que têm por objetivo diversificar o processo de ensino-aprendizagem, propiciando vivências significativas por meio da participação do estudante em espaços de formação social, humana, cultural, articulando teoria e prática, contribuindo, assim, para sua formação profissional e cidadã, bem como a compreensão ampla dos processos históricos, culturais e sociais.

São consideradas atividades complementares para efeito de integralização curricular as ações de ensino, extensão e pesquisa, por meio da iniciação científica, extra sala de aula, presenciais e/ou à distância, devidamente comprovadas com certificados.

Matriz Curricular:

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